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14.2.09

 


DIZANDA:

Marcha acelerada, rodopiada e seguida de reflexões ligeiras. Os tocadores utilizam também os mesmos instrumentos que no semba, bem como outros julgados necessários como a Mpuita. Os bailarinos trajam-se de saias de varinas fixas por uma grande roda, vincada por um arco, blusas ornamentadas e chapéus ou lenços na cabeça, utilizando ainda uma palmatória espelhada na mão direita.

 


SEMBA:

Sapateado de cadencia rítmica ligeiramente acelerada. Os tocadores utilizam como instrumentos a Ngoma/ tambor feito de lata de óleo de 20 litros com peles dos dois lados, que marcam a cadencia e com algumas variações. Utilizam também caixas feitas, normalmente, de caçarolas esmaltadas, com pele de dois lados e tocadas com baquetas. Os bailarinos trajam-se com saias de varina, blusas e lenços ou chapéus na cabeça, utilizando também um balaio com frutas na cabeça e/ ou uma palmatória na mão direita.




CABETULA:

Gingação bastante rápida, seguido de alguns saltos acrobáticos. Os tocadores utilizam como instrumentos a Ngoma e o Mukindo (bambú) cadenciado sobre uma prancha de madeira. Os bailarinos apresentam-se vestidos de camisolas interior, saias feitas de lenço de cabeça em formato triangular, amarrando um lenço na cabeça e outro no pulso e, utilizando também um apito para marcação da cadência rítmica.




KAZUKUTA:

Sapateado lento, seguido de varias oscilações corporais firmando-se o bailarino ora de calcanhar, ora duma ponta dos pés, apoiando-se sobre uma bengala ou guarda-chuva. Os tocadores utilizam como instrumentos cornetas para cadência rítmica e outros objectos julgados necessários tais como garrafas, arcos de barril, dikanza para o acompanhamento em variações. Os bailarinos trajam-se de calças listadas e casacas ornamentadas com adornos representando alguns postos de exército, cobrindo o rosto com uma máscara quando necessário.




CIDRÁLIA:

Esta dança é de marcha lenta seguida de requebros. Os tocadores também utilizam ngoma e dibabelu como no semba e um clarim para variações rítmicas. Quanto as bailarinas, os trajes são também idênticos aos da varina fazendo-se ainda representar por indivíduos mascarados de índios (gentios) com chapéus de grande plumagem, ostentando um escudo de chapa na mão esquerda e uma lança na mão direita, guizos nos tornozelos, missangas ao pescoço em posição cruzada e com corpo totalmente sarapintado, desempenhando o papel de guarda do “rei”, “rainha”, “príncipe” e “princesa” que formam a corte do grupo.

Esta dança de elite que agrupava no seu seio funcionários das artes gráficas entre outros, faz lembrar a cidrália da ingombota que tinha a sua sede ali na rua Da Pedreira com o Teófilo José da Costa, vulgo cú de palha, como dirigente do grupo e que foi um dos maiores cronistas do nosso Carnaval no celebérrimo jornal “Tribuna dos Musseques” escrevendo a rubrica “vamos reacender a chama do nosso Carnaval”, o Santana e a sua corneta, o Chico Octávio, a famosa Mamã Lala que muitos artistas cantam, o que muito nos orgulha e tantos outros.

De lembrar também o talento do grande Silvestre Esteves que no seu estilo calmo manhoso, matreiro como o raposo e todo gingão representava a lendária figura de zorro.

Alguns grupos do estilo Cidrália existiram no período colonial e memo após a nossa independência foram surgindo vários grupos como é o caso da Cidrália de Caxito que simbolizava o “Jacaré Bangão” a dirigir-se ao posto administrativo do Xamavo para pagar imposto que o colono impunha àquela população, os feijoeiros do Ngola Kimbanda formado e conduzido pelo grande conservador da nossa cultura, o malogrado “Mestre” Geraldo que meritoriamente chegou a ser membro do Concelho da Republica de Angola.

 


Fonte: Carnaval 2006


 

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link do postPor sapo equipa, às 16:28  comentar

De Viagens Lowcost a 8 de Maio de 2010 às 20:36
Obrigada pelas dicas, muito bom :)

 

 
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