Blog promocional do portal www.sapo.ao
14.2.09

 


A meio da década de 60, o centro de informação e turismo de Angola (CITA) criou regulamentos e junto das câmaras municipais, dinamizou um Carnaval ao seu jeito e para defesa das suas conveniências. Proibiram o uso das máscaras entre os elementos de cada grupo, passando a exigir que o desfile principal fosse na avenida da marginal, chamada então Paulo Dias de Novais, incrementaram então os corsos, corsos carnavalescos, corsos alegóricos que desfilavam nos espaços que separavam os grupos carnavalescos e incentivaram cada vez mais as festas de salão, entre outras acções.



Nesse período, depois de Luanda, só o Carnaval de Lobito, na província de Benguela, se destacou, chegando a ser considerado o mais animado e mais organizado Carnaval de Angola. A câmara municipal fazia desfilar, na bela restinga e desde o início do Porto do Lobito à colina da saudade todos grupos de Carnaval e corsos alegóricos, para além dos guerreiros da fuba e banhos de ampulheta, das residências circunvizinhas.

 


As festas de salão, foram nessa cidade as mais animadas. Artistas e conjuntos musicais foram contratados do Huambo, Lubango e Luanda, para animar ao longo de 10 anos, os bailes de Carnaval de Lobito, Catumbela e Benguela. Deste modo, de todos os pontos do país, caravanas de automóveis dirigiam-se para lobito durante o período de Carnaval. Toda essa movimentação termina abruptamente com a revolução dos cravos, a 25 de Abril de 1974. Em 1975, ainda se tentou realizar o Carnaval nalgumas províncias, mais já não havia condições para isso.    




Fonte: Carnaval 2006

 


Actualmente vive-se o carnaval no seu expoente máximo, sendo esta festa uma forte característica da cultura angolana.


Os trajes e danças típicas continuam a ter primazia, numa época em que os carnavais são cada vez mais aculturados.

tags:
link do postPor sapo equipa, às 15:35  comentar

 

 
pub
feedback
Não consigo de enviar o mail neste endereço electr...
1-R:b) O melhor restaurante para um jantar românti...
www.duniva.comClica, compra, usaO novo portal onli...
Quero aproveitar a oportunidade para indicar as me...
Cuidado com plagiadores. "Carmen Mateus" é plagiad...
Posts populares
arquivo
blogs SAPO